Oftalmologia Veterinária


A cada dia, a procura pela Oftalmologia Veterinária tem aumentado, refletindo uma maior preocupação da sociedade com a qualidade de vida dos animais. Os recentes avanços científicos na área, qualificação de profissionais e o acesso a equipamentos modernos, permitem manter e, em alguns casos restituir a visão, aos nossos pacientes.
A maioria das afecções oculares é passível de tratamento, especialmente quando diagnosticada precocemente. As afecções oculares também podem refletir a presença de doenças sistêmicas que podem comprometer a vida do paciente, daí a importância de seu diagnóstico precoce.















Alterações das pálpebras





Entropio: afeta sobretudo as 
pálpebras inferiores, estas enrolam-se para dentro causando uma constante irritação, dor, infecção e inclusive úlcera da córnea. Existem raças predispostas (Rottweiler, San Bernardo, Cocker Spaniel, Shar-pei, Chow-Chow, Dogue Alemão).

Ectropio: nestes casos as pálpebras estão evertidas, deixando a descoberto uma área relativamente grande do globo ocular e exposta a factores irritantes e infecção.



Doenças da córnea

  • Queratoconjuntivite seca: é uma das patologias mais frequentes da córnea e conjuntiva (olho seco). Dá-se devido a uma inadequada produção de lágrimas por parte das glândulas lacrimais, quer pela sua destruição, por lesão na sua inervação, por medicamentos, por infecções ou traumas. O êxito do tratamento depende de uma detecção rápida dos sintomas com testes específicos e evitar que evolua até uma cegueira definitiva.
  • Úlcera da córnea: é outra patologia muito frequente devido a infecções, agentes traumáticos, cáusticos ou associada a queratoconjuntivite seca.



Glaucoma.

O glaucoma é o aumento da pressão intra-ocular que produz rapidamente degeneração do nervo óptico e da retina. É uma das causas mais comuns de cegueira irreversível em cães adultos. Normalmente manifesta-se por uma diminuição brusca da visão, dor aguda e congestão do olho, confundindo-se na etapa inicial com uma conjuntivite. Nos casos crónicos produz-se um aumento do globo ocular, com alterações degenerativas severas na retina e nervo óptico. O tratamento deverá iniciar-se rapidamente para evitar a cegueira permanente.



Conjuntivite:


 É uma inflamação ou infecção da conjuntiva que produz a congestão de um dos olhos ou ambos e em alguns casos edema, geralmente apresentam uma secreção que pode variar desde serosa, até purulenta.



                                                        

Cataratas.
A catarata é uma opacidade que se produz numa pequena estrutura transparente que está no interior do globo ocular (cristalino). É importante diferenciá-la da esclerose, processo não patológico desta estrutura ocular e que encontramos com frequência em cães geriátricos. Podem estar presentes desde o nascimento (cataratas congénitas) ou aparecer em animais jovens entre os 2-4 anos (cataratas juvenis). Por último temos as cataratas senis que se observam a partir dos oito anos de idade e produzem perda progressiva da visão.


Atrofia progressiva de retina.

A atrofia progressiva da retina em cães e gatos é uma doença degenerativa das células visuais da retina, conduzindo a uma cegueira irreversível. É hereditária e as raças mais afectadas são o Akita, Golden Retriever, Cocker Spaniel, Caniche, Setter Irlandês, Retriever do Labrador. O primeiro sinal de "alerta" é uma diminuição da visão geralmente em locais com pouca luz ou durante a noite.





0 comentários:

Postar um comentário