Impetigo


Também chamada Piodermatite Pustular Superficial ou Piodermite dos filhotes.

É uma piodermite superficial, ou seja, uma reação inflamatória que envolve apenas as camadas mais superficiais da epiderme, com elevação da camada córnea e conteúdo purulento. Normalmente causado pela bactéria Staphilococcus sp.

Ocorre em animais mais novos (1 a 4 meses de idade) e quando acontece em mais velhos é secundário a hipertireoidismo e hiperadrenocorticismo.

Sintomas clínicos locais:

Pústulas e colaretes (colar ao redor da lesão, de cor rosada) no abdome, axilas e na face interna dos membros posteriores. Estas alterações  são delicadas e benignas e, dependendo do estado imunológico e das bactérias que atuam, podem ocorrer lesões dorsais, denunciando um problema mais grave.


No dorso, como a pelagem  é mais densa e há secreção, formam-se crostas. Não há formação de colaretes e sim uma carapaça (lesão pequena e arredondada). Ao se descolar essa carapaça, a pele fica nua e hiperêmica (avermelhada).


Não há prurido (coceira) e o impetigo pode ser um indício de que a ninhada está debilitada (alimentação falha, parasitismo, má higiene...)

Sintomas clínicos Gerais:

Pelagem fosca, podendo haver área de hipotricose (pelo rente) e alopecia (ausência de pelo). O abdome é volumoso, as mucosas são hipocoradas, há apatia, mal estar,emagrecimento progressivo, vômitos e/ou diarreia frequentes. Muitas vezes observa-se eliminação de helmintos nas fezes ou no vômito.


O diagnóstico é feito pela observação dos sintomas clínicos e pela anamnese.

Tratamento: eliminar a causa (vermífugos, melhorar alimentação, higienizar o animal e o ambiente).
                                                        (foto projetoanimal)

Recomenda-se banhos com shampoo/sabonetes especiais no caso do impetigo ventral.

Dependendo do caso, há necessidade de antibióticos via oral.

0 comentários:

Postar um comentário