Acne Canina e Felina

A acne canina/felina é considerada um processo bacteriano profundo.

Assim como o homem, cães e gatos também podem ser acometidos pela acne, cuja frequência de ocorrência é maior em raças de pelagem curta como boxers, bulldogues, dobermans e weimaranners. Nos cães a enfermidade ocorre com maior predominância durante o primeiro ano de vida, no período de puberdade, onde ocorrem as mudanças hormonais.

Fatores predisponentes: demodicose, raça, traumatismo, imunodeficiencia, idade.

Sinais clínicos: Edema (inchaço), nodulações cutâneas, exsudação purulenta hemorrágica (secreção com pus e sangue), prurido (coceira) e dor.


                         Hipotricose (poucos pelos), que pode evoluir para alopecia (ausencia de pelos), quadros crônicos com hiperqueratose (placas duras), hiperpigmentação.



A pele  fica multinodular e cada nodulação contém 1 ou mais microabcessos que quando comprimidos deixam escapar secreção por vários orifícios. Quando há trauma na região, a secreção flui normalmente, sem precisar sequer comprimir.

                           Nos felinos a doença pode ocorrer em qualquer fase de suas vidas. Uma boa maneira de se prevenir a acne é limpar diariamente a região do queixo e lábios




Há febre, inapetencia e infartamento do gânglios regionais.

Diagnóstico: Clínico, raspado (ou coleta da secreção purulenta), cultura e antibiograma, biópsia cutânea (mais indicada nos processos graves, sem ter tido sucesso com a antibíoticoterapia - há foliculite (greve, profunda) ou furunculose.

Tratamento: Antibiótico sistemico (3 a 6 semanas)
                      Banho diário por 3 a 6 dias (só nas lesões), depois alternando para 2 em 2 dias e depois a cada 3 dias com shampoo/sabonete específicos
                     Nos processos parasitários, banhar as lesões após o banho parasiticida recomendado.

                     Creme/pomada antibiótico + antiinflamatório
                     Não fazer compressão das lesões

1 comentários:

Djriczdaves disse...

Primeiramente,parabéns pelo blog! É sempre bom usar a internet para tirar dúvidas,mas,principalmente com profissionais como vc Drºa que usa esta bela ferramenta da maneira mais correta.
bom tenho uma cadela da raça labrador, e recentemente notei essas feridas no queixo dela.Levei a uma veterinária local que me passou quase o mesmo diagnostico,mas fiquei confuso com qual tipo de medicamento trata-la !
Qual medicamento ideal para trata-la,o uso do antibióticos seria os mesmos usados em seres humanos? e em quanto a pomada comprei uma que cicatriza e na sua formula contém antibiótico também seria a ideal? bom fico no aguardo por uma resposta..obrigado Drºa.....

Postar um comentário