Panleucopenia

 Panleucopenia felina é uma doença viral que acontece aos gatos domésticos e outros membros da família Felidae causada pelo parvovírus - o mais importante vírus gastrointestinal dos gatos.

 Essa doença não é transmissível ao homem e nem a outros animais de estimação.

Devido a sua natureza altamente contagiosa, o vírus da panleucopenia felina encontra-se disperso por todo o ambiente onde encontramos um ser contaminado. O reservatório do vírus são os próprios gatos, sendo que a transmissão é feita mediante as seguintes maneiras:



  • brigas (mordidas);
  • contato direto com os gatos contaminados e/ou doentes;
  • através de alimentos ou água contaminada;
  • Contato com fezes ou urina (que ocorre quando o animal sadio usa uma caixa de areia contaminada por um gato doente);
  • Contato com vômito;
  • Saliva;
  • Ectoparasitas como pulgas e carrapatos



  • * Infecções in útero: o vírus atravessa útero e placenta e ultrapassa a barreira hematoencefálica do feto, causando alterações teratológicas variadas.
    No primeiro terço da gestação causa morte fetal prematura, com abortamento ou reabsorção dos tecidos fetais.
    No segundo terço da gestação causa morte (com mumificação ou abortamento) ou os gatinhos podem nascer com alterações teratológicas: hipoplasia cerebelar, lesão da medula espinhal, hidrocefalia e / ou displasia retiniana.


    * Infecções neonatais precoces: a inoculação oral, infectando primeiro a orofaringe .
    Há viremia ( principalmente cerebelo, timo e linfonodos mesentéricos ) e depois lesão cerebelar,com infecções adquiridas até os 9 dias de idade.

    Sintomas clínicos: são animais bem frágeis, podendo morrer por infecções oportunistas no início de suas vidas ou terem aspecto normal pois os sintomas da lesão cerebelar podem aparecer depois de 2 ou 3 semanas. Há hipermetria, tremores de intenção que desaparecem em repouso, incoordenação, rolamentos e tropeções, e ataxia.



                                                        (gato com ataxia cerebelar)


    * Infecções em gatinhos mais velhos (mais de 2 semanas de idade ).
    A infecção oral com multiplicação no tecido linfóide da orofaringe e quando dá viremia, a multiplicação nas células epteriais do intestino delgado, células tronco da medula óssea, timo e linfonodos.

    Sintomas clínicos:

    A) Infecção Per Aguda: confunde com envenenamento. O gatinho parece deprimido durante algumas horas , logo entra em coma e morre. Nesse curto espaço de tempo pode haver vômitos ocasionais.

    B) Infecção Aguda: Em jovens gatos há súbita depressão e anorexia, febre, vômitos persistentes, diarréia grave e fétida (as fezes podem ter sangue e cilindros de fibrina). A palpação abdominal é dolorosa. O gatinho chega perto do bebedouro, mas não bebe água.
    As alças intestinais estão espessadas e cordiformes ou distendidas por gases e líquidos.



    Há morte em 25% a 90% dos animais. Os que se recuperam (5 dias ou mais), podem apresentar a Síndrome da Má Absorção.
    Os gatinhos gravemente afetados tornam-se progressivamente fracos e hipotérmicos, levando à morte por desidratação, endotoxemia ou CID.

    Outros sintomas menos comuns são: icterícia branda, estomatite ulcerativa ou necrosante, irite com reflexos no humor aquoso, infecçoes secundárias, hemorragias cutâneas, esfacelamento nos locais de injeção, necrose e esfacelamento nas pontas das orelhas.


    Pode ocorrer uma Infecção Sub Aguda, onde há uma vaga enfermidade por 1 a 3 dias. Ocorre anorexia, pirexia e desconforto durante a palpação. Os sintomas gastrintestinais estão ausentes. A recuperação é rápida.

    Ainda há a possibilidade de Infecção Subclínica, que pode ser comum em adultos. Anticorpos anti Vírus da Panleucopenia Felina estão presentes na maioria dos gatos de vida livre.
    Fêmeas asssintomáticas podem parar filhotes infectados assintomaticamente.


    Diagnóstico: laboratorial (hematologia, bioquimica serica, sorologia, Isolamento viral, achados patológicos)


    Tratamento:
    Isolamento do animal (até 6 semanas depois da cura),
    Restrição alimentar e hídrica. Depois, dieta com alimentos moles e facilmente digeríveis)
    Fluidoterapia
    Suplementação vitamínica
    Plasma ou Sangue integral
    Antibioticoterapia parenteral

    O prognóstico, isto é a provável evolução da doença, é de reservado a ruim devido à rápida desidratação e à pouca idade que os doentes apresentam.

    A panleucopenia deve ser considerada em todos os casos de gatos jovens que apresentem vômitos e diarréia aguda, com menos de 12 meses de idade e que não têm vacinação ou a vacinação está incompleta.


    Profilaxia

    A recomendação técnica básica é a preventiva, ou seja, todos os gatos jovens devem ser vacinados contra a panleucopenia aos 2 meses de idade e se a vacina deve ser repetida depois de um mês. Os adultos e principalmente as fêmeas devem ser vacinados anualmente para que o nível de anticorpos seja sempre seguro.









    0 comentários:

    Postar um comentário