Intoxicação - Plantas

B) Plantas


Algumas das plantas ornamentais que temos em nossos em vasos ou jardins podem esconder perigo por trás de sua beleza. Elas são chamadas "plantas tóxicas" pois apresentam princípios ativos capazes de causarem graves intoxicações quando ingeridas ou irritações cutâneas quando tocadas.

Gatos e cães (estes principalmente) são curiosos por natureza e é comum na Clínica Veterinária nos depararmos com casos assim. Além da curiosidade, outros fatores devem ser levados em conta para o favorecimento da intoxicação por plantas:
  1. Idade (filhotes são mais susceptiveis)
  2. Fastio (tédio)
  3. Mudanças à sua volta
  4. Deficiência nutricional, sede, mal estar - nesses casos os pets engolem folhas por instinto, para facilitar a digestão ou favorecer o vômito. Se você oferecer uma ração de qualidade e deixar sempre à disposição água fresquinha, já estará eliminando esses dois primeiros fatores de risco.




   
 Plantas tóxicas:


* Comigo Ninguém pode


Nome popular: aninga-do-Pará.
Parte tóxica: todas as partes da planta.
Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.
Princípio ativo: oxalato de cálcio, saponinas.











* Costela de adão

Nome científico:   Monstera deliciosa Liebm
Parte tóxica:  Folhas
Sintomas:se mastigadas e ingeridas podem causar edemas, irritação de mucosas, lábios e garganta, levando a vômitos ou náuseas.




* Tinhorão

Nome popular: tajá, taiá, caládio.
Parte tóxica: todas as partes da planta.
Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.
Princípio ativo: oxalato de cálcio.






* Copo de leite
Parte tóxica: todas as partes da planta
Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.
Princípio ativo: oxalato de cálcio.







* Alocasia sp

Também conhecida como orelha de burro, orelha de elefante ou pulmão de aço
Sintomas: irritação dolorosa na boca e garganta, náuseas, diarréia, delírios e morte.








* Espirradeira

Nome popular: oleandro, louro rosa.
Parte tóxica: todas as partes da planta.
Sintomas: a ingestão ou o contato com o látex podem causar dor em queimação na boca, salivação, náuseas, vômitos intensos, cólicas abdominais, diarréia, tonturas e distúrbios cardíacos que podem levar a morte.
Princípio ativo: glicosídeos cardiotóxicos






* Mamona

Nome popular: carrapateira, rícino, mamoeira, palma-de-cristo, carrapato.
Parte tóxica: sementes.
Sintomas: a ingestão das sementes mastigadas causa náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia mucosa e até sanguinolenta; nos casos mais graves podem ocorrer convulsões, coma e óbito.
Princípio ativo: toxalbumina (ricina).




*Avelós 

Nome popular: graveto-do-cão, figueira-do-diabo, dedo-do-diabo, pau-pelado, árvore de São Sebastião.
Parte tóxica: todas as partes da planta.
Sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios,boca e língua, dor em queimação e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarréia.
Princípio ativo: látex irritante.




* Iris

Sintomas: Náuseas, vômitos, dor abdominal, diarréia, febre e irritação na pele








* Coroa de cristo 


Tem folhas estreitas e muitos espinhos no caule.
Sintomas : produz um látex que é cáustico e irritante para os olhos, provocando conjuntivite, lesões e até perfuração da córnea, causando cegueira. Em contato com a boca e pele causa queimadura e se ingerido causa diarréia, vômitos e salivação excessiva.





* Tulipa:

Sintomas: salivação, náuseas, vômitos, dor abdominal. Em contato com a pele causa severa reação alérgica.








* Azaléia

Prosuz uma toxina (antrometotoxina); uma pequena quantidade é capaz de provocar intoxicação, que ocorre após 6 horas de sua ingestão.
Sintomas: salivação, nauseas, vômitos, dor abdominal, dificuldade de respirar, lacrimejamento, paralisia progressiva dos membros, coma.












* Amarilis

Sintomas: náuseas, vômitos, diarréia, salivação intensa














* Abrus precatorium

O abrus possui a toxina mais potente conhecida (abrina), onde meia semente é capaz de matar uma pessoa. Os sintomas demoram horas para ocorrer e incluem náuseas, vômitos, dor abdominal intensa, diarréia, lesões ulcerosas na boca e esôfago.











* Bico de papagaio:

Sintomas: dor abdominal, vômitos, diarréia.
Se em contato com a pele: alergia de contato.











* Filodendro:

Causa queimadura e edema nos lábios, língua e garganta. O animal tem dificuldade para engolir, náuseas, vômitos e diarréia. Se em contato com a pele causa reação alérgica.










* Tabaco

Em doses pequenas causa excitação. Em doses elevadas causa depressão. Vômitos, pulso fraco, tontura, colapso e insuficiência respiratória.











* Trombeta :

Princípio ativo: alcalóides tropânicos (escopolamina, niosciamina, atropina)
Sintomas: alucinações, delírios, secura das secreções, taquicardia, midríase, pele quente e seca.















* Dedaleira

Sintomas: cardiotóxicos. Age sobre o coração, tem efeito digitálico.














* Espada de são jorge


Sintomas: irritação das mucosas, náuseas, vômitos, diarréia, taquicardia, cólicas abdominais.















* Cannabis sativa (maconha)

Sintomas: animal depressivo e as vezes agressivo quando estimulado. Olhos "vidrados", perda de noção do ambiente (andar cambaleante)











Primeiros Socorros

O primeiro passo depois da suspeita de contato ou ingestão é encontrar a planta que intoxicou o animal. Procure nos jardins ou nos vasos por plantas com galhos quebrados ou mastigados. Depois separe uma parte identificável da planta e procure imediatamente um médico veterinário para que avalie o seu animal e inicie o tratamento sintomático e em alguns casos direcionados ao princípio ativo tóxico da planta. O principio ativo tóxico pode concentrar-se nas folhas, nas flores, frutos e no látex (seiva branca que escorre das plantas quando machucadas) e em alguns casos também nas suas raízes.

  1. Lave a boca e os olhos do animal em água corrente.
  2. Colete partes e frutos da planta que ele comeu.
  3. Procure seu veterinário, que deverá ser informado sobre o tipo e quantidade de planta ingerida, horário presumido da ingestão e os sintomas observados antes da consulta

Prevenção:

• Procure identificar as plantas com potenciais tóxicos e eliminá-las ou colocá-las fora do alcance dos animais.
• Tome cuidados ao podar as plantas que eliminam látex e evitar em deixar os galhos em local onde o animal tenha acesso.
• Deixe sempre água a vontade para o seu animal, pois se tiver privação de água pode procurar isso nos jardins e nos vasos ou mesmo comer plantar na procura de água.
• Em caso de acidente guarde a planta para identificação e procure o seu médico veterinário.
• Evite o uso de inseticidas e adubos no seu jardim. Quando isso não for possível, mantenha o seu animal de estimação longe de acordo com a orientação da bula do produto usado.
• Muito cuidado com a torta de mamona e quando tiver cão em casa recomendo não usa-la, pois é extremamente platável ao cão e com certeza ira comê-la.
• Mantenha o seu jardim limpo, evitando que seja abrigo de animais peçonhentos.


Lembrete:

1) Este post foi escrito com a intenção de informar os proprietários de plantas que são tóxicas para seus pets. Não use esse ou qualquer blog ou site para procurar "antídotos" ou receitas caseiras para curar seu cão ou gato quando ele se intoxicar. Ligue para o veterinário para os primeiros socorros e leve-o para o consultório, clinica ou hospital o quanto antes. Nesses casos, tempo é vida.

2) Para maiores informações, escreva para o Anderson Porto, dono do site "Tudo sobre plantas". Ele poderá tirar suas dúvidas e dar maiores esclarecimentos. Seus contatos:

  • aporto72@gmail.com
  • suporte@tudosobreplantas.com.br

  • Deixo também, para leitura, um artigo muito interessante sobre plantas tóxicas publicado no Tudo sobre Plantas:





    Próximo post: Intoxicação por alimentos

    Até lá!

    (fonte: upedasa, beco dos gatos, jardim de flores, saúde animal, dogtimes)


    0 comentários:

    Postar um comentário