Intoxicação - Alimentos

C) Alimentos


   Muitos casos de intoxicação acontecem por falta de informação do proprietário. Alimentos que para nós são inócuos, para os pets podem causar reações que vão desde dor abdominal leve até a morte.

Vamos conhecer alguns?


# Chocolate


Um dos maiores vilões dentre todos. Além de ser rico em gordura (que acarreta problemas pancreáticos), possui duas substâncias tóxicas: a cafeína e a teobromina (encontrada no cacau) que são rapidamente absorvidas após ingestão oral e são estimulantes poderosos do sistema nervoso central e do coração.

Como o fígado dos cães não metaboliza essas substâncias com a rapidez do nosso fígado, elas ficam agindo de forma intensa no organismo.

 A teobromina provoca um intenso aumento no trabalho muscular cardíaco associado à uma grande estimulação do cérebro, ocasionando arritmias cardíacas graves em cães.
A percentagem deste composto varia com o tipo de chocolate, sendo o branco o mais inócuo e o preto o mais tóxico. Assim, quanto mais escuro, “puro e concentrado” for o chocolate, mais teobromina possui e conseqüentemente maior o risco de intoxicação.

A  dose tóxica para cães é em torno de 100-150 mg por kg de peso e a dose letal situa-se entre 250-500 mg por kg de peso. Um exemplo:. se um cãozinho de 2 kg de peso ingerir uma barra de 120g de chocolate ao leite, essa quantidade pode ser letal. Em um cão maior essa quantidade pode não ser letal, mas cusam problemas como diarréia, náuseas e vômitos.
Geralmente os sinais clínicos da intoxicação por chocolate, são percebidos entre 5 a 10 horas pós ingestão. Os sinais clínicos principais são:
• Vômito
• Diarréia
• Aumento no consumo de água
• Dilatação abdominal
• Agitação
• Tremores
• Taquicardia
• Respiração ofegante
• Cianose
• Coma
• Morte

# Cafeína



O café, chá preto e mate são ricos em cafeína, substancia que em certa quantidade pode ser fatal para cães e gatos.
 Não há antídoto e os sintomas incluem agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares, convulsões e sangramento.

# Cebola e alho



A cebola contém uma substância -  n propil dissulfato -  que oxida a hemoglobina das hemácias, causando anemia hemolítica. O alho possui outra substancia, a alicina, que tem o mesmo efeito.
O  perigo não está no método de administração dos alimentos, mas na dose, que é considerada tóxica quando supera os cinco gramas de alho ou cebola fresca por cada kg do animal. Uma pequena dose não desencadeia crise, mas uma grande quantidade ingerida ou comer pequenas quantidades regularmente, sim.
Além disso, existem raças mais sensíveis, como o Akita e o Shiba Inu para os quais esses produtos são venenosos em qualquer quantidade.
Uma overdose de cebola ou alho nos cães provoca efeitos como diarréias, vômitos, fraqueza geral e taquicardia.

#Abacate



Folhas, semente e a fruta do abacate contem uma substância tóxica chamada persina. Pode causar desarranjo gastro-intestinal. Para cães e gatos, as partes mais tóxicas são as folhas e o caroço.

# Cascas de batatas


Batatas e tomates contem uma substância chamada solanina e outro alcalóides. Se ingeridos em grande quantidade, podem gerar salivação excessiva, desarranjo do trato gastrointestinal, perda de apetite, depressão do sistema nervoso central e outors sintomas.

# Uvas e uvas passas

(via caninablog)

NEM todo cão apresenta sintomas com a ingestão destes alimentos, não se conhece o motivo e também não se sabe ainda ao certo qual é o elemento que deflagra crises nesses cães. Alguns cachorros que sempre ingeriram uvas e aparentam estar bem e ainda aqueles que, com uma bocada, já podem passar muito mal. Entre os sintomas está vômito, inapetência, diarréia, apatia, dor abdominal, produção de pouca urina ou não-produção de urina. Como o quadro pode ser muito grave – alguns estudos estimam um risco de morte de 50-75% dos casos de cães intoxicados por uvas ou passas – se o pet comeu esses alimentos e apresentou vômitos, deve ser levado ao veterinário com urgência.

# Álcool



Nenhuma bebida alcoólica deve ser dada a seu cão. Muitas vezes são adocicadas e podem atrair cães e gatos, mas podem induzir uma intoxicação séria e às vezes fatal. O cão não tem grande atividade da enzima álcool desidrogenase, por isso sua tolerância é muitas vezes inferior a de um humano adulto.
Sintomas e efeitos colaterais:  Descoordenação, Excitação, Depressão, Urinar excessivamente, Respiração lenta, Ataque cardíaco e morte.

# Noz Macadâmia



A ingestão de macadâmia pode desencadear a Toxicose à Noz de Macadâmia. Em algumas horas, o pet apresentará ataxia (andar em círculos, deambulação), vômitos, tremores musculares e hipertermia. Alguns desses sintomas são passageiros, mas algumas vezes leva o animal a morte.

# Ossos



Os ossos não são propriamente tóxicos, mas merecem estar nessa categoria: sua ingestão pode causar danos ao animal, principalmente os de galinha ou peru. Quando mastigados, eles se partem em lascas que podem perfurar o estômago e intestino, causando hemorragia e infecção generalizada.
O ato de roer roer traz prazer ao cão, mas sempre sugiro que se dê os de couro (vendidos em petshop), ou os arredondados e duros, como canela ou joelho bovino.


# Xilitol




O xilitol é um substituto do açúcar e pode ser encontrado em bolos, doces e balas.
 Trabalhos recentes tem demonstrado que o adoçante xylitol causa intoxicação principalmente em cães, caracterizada por falência hepática aguda, vômito, hipoglicemia leve. Eventualmente o cão pode ter convulsões e a insuficiência hepática pode ocorrer em alguns dias.


# Batata, inhame, cará crus



Contém solamina, toxina que pode deprimir o sistema nervoso central e provocar disturbios gastro intestinais.
Não há problema na ingestão desses alimentos cozidos.


# Sementes de caquis, pêssegos e ameixas:



O problema são os caroços, não a polpa. As do caqui podem causar inflamação do intestino delgado, assim como obstrução intestinal.

O caroço do pêssego e da ameixa contám cianeto, uma toxina para cães E seres humanos. O homem sabe que não se deve come-lo. O cão não.

# Fermento:


O fermento é encontrado em massas de bolos e pães. Quando ingerido, continua a fermentar, causando inchaço, gases e até a ruptura de intestino e estômago.

Recomendações:

* nunca, em hipótese alguma tente sozinho tratar seu cão quando ele apresentar um ou outro sintoma acima citado. A recomendação é de ligar para o Medico Veterinário e seguir sua orientação.
Dependendo do tipo de intoxicação, pode ser que seja necessário que você comece a tomar as primeiras providências em casa. Em seguida, leve-o para a Clínica ou Consultório, para que ele receba o tratamento adequado.

O tratamento para o animal intoxicado normalmente consiste em soroterapia, oxigenoterapia, medicamentos para controlar o coração, os tremores e convulsões...depende do alimento ingerido.

* não confie em receitas ou remédios caseiros. Muitas vezes não só são ineficazes como podem piorar o quadro geral do paciente.

* Dê somente ração para seu pet. É um alimento balanceado e feito especialmente para ele, com todos os nutrientes necessários. Agindo assim, você colabora para com a saúde do seu animalzinho que não correrá riscos desnecessários.





 (saúde animal, petcare, noticias terra,cães e cia, jornale, mania de cão)


0 comentários:

Postar um comentário