Hepatite Infecciosa Canina

A Hepatite Infecciosa Canina (HIC), conhecida também como doença de Rubarth é uma infecção viral causada pelo adenovírus canino tipo I (CAV-1) que acomete principalmente cães jovens e não vacinados.



Transmisão: via oronasal. Há multiplicação primária nas tonsilas e linfonodos regionais, e depois multiplicação secundária nas células hepáticas e do retículo endotelial.
Pode ser isolado nas fezes, urina, secreções orofaríngeas e sangue. Há uma tendencia para se localizar nos túbulos renais: daí a eliminação pela urina até um ano após a aparente recuperação da infecção.

Sintomas Clínicos:
O período de incubação dura de 4 a 7 dias.. Há febre, depressão e letargia.
A temperatura declina em 24 horas e nos Casos Brandos há recuperação dentro de 1 ou 2 dias

Casos moderados : A temperatura declina da febre inicial, mas não fica dentro da normalidade. Após 1 a 2 dias de febre de baixa intensidade, a temperatura aumenta novamente.
Há depressão mais pronunciada, letargia, relutância em mover-se, sensibilidade abdominal, membranas mucosas pálidas, anorexia.
Ocorre tonsilite, faringite e linfadenopatia cervical. A recuparação é em 3 a 5 dias.
Opacidade corneana devido ao edema de córnea imunimediado pode ocorrer durante a convalescença.



Casos Graves : Pode ocorrer diátese hemorrágica (tendência para sangramento sem causa aparente)  com hemorragias petequiais e equimósicas. O tempo de sangramento estará prolongado e ocorrem anormalidades da coagulação típicas de CID (o sangue começa a coagular por todo o corpo).
Sintomas neurológicos relacionados às lesões vasculares podem ocorrer, assim como distensão abdominal, devido à ascite (acumulação de fluidos na cavidade abdominal) sanguinolenta.
Pode ocorrer tosse devido devido à bronquite/bronqueolite que ocasionalmente progride para pneumonia. Pode também ocorrer diarréia serosanguinolenta, com ou sem vômito.
Ocorre hepatomegalia.

                                                  ( http://www.scielo.br/scielo.)
Diagnóstico: Alterações hematológicas (exame de sangue)

Tratamento: terapia sintomática (fluidos intravenosos, antibióticos,transfusão de sangue).



 Prevenção :A prevenção é feita através da vacinação, com esquema prescrito por Médico Veterinário. Pelo fato de a Hepatite Infecciosa Canina ser uma doença de fácil transmissão, é importante tomar alguns cuidados para preveni-la além da vacinação, como por exemplo, a desinfecção dos locais onde o animal habita fazendo uso de vapor quente, vassouras de fogo e desinfetantes a base de amônia e se desfazendo dos objetos do animal (camas, brinquedos, comedouros, bebedouros).



(ourofino, raçasonlone, revistaonvet)

0 comentários:

Postar um comentário