Gravidez e Parto da cadela



Quando uma cadela está grávida dizemos que ela está prenha. Caso sua cadela não seja castrada e tenha contato com um cachorro não castrado, ela pode ficar prenha e vir a ter filhotes. A gravidez dá trabalho e gera gastos. Se você não quer se preocupar com isso então talvez seja melhor esterilizar.

Se você se sente preparado para acompanhar essa bela fase, então mãos a obra!


# Escolha dos pais:


O início da vida reprodutiva da cadela ocorre mais ou menos aos 7,8 meses de idade, quando ocorre o primeiro cio. Recomendo que se coloque a fêmea para a cruza depois do terceiro cio, quando seu corpo, mais maduro, já tem condições de manter uma gravidez tranquila.


Deve-se levar em conta principalmente para a escolha do macho: sua relação de parentesco com a mãe (entre irmãos, pais com filhos) e a falta de compatibilidade quanto ao tamanho (macho muito grande para fêmeas menores.)

# Antes do parto:

Converse com seu veterinário sobre vermífugos e vacinas, que devem estar em dia.

Importante também saber que a futura gestante precisa de uma alimentação balanceada e de alta qualidade. Isso não quer dizer que você deva administrar vitamínicos, suplementos, ou dar leite e alimentação caseira. Todos esses supérfluos podem causar desequilíbrio nutricional.



Nas primeiras semanas de gestação, dê a ração de costume e vá aumentando gradualmente com a ração que o médico prescrever.
Cadelas obesas devem perder peso antes de gestar. O peso do animal deve se manter durante toda a gravidez, com mínimas alterações.

# Acasalamento:

O perído fértil da cadela corresponde ao décimo primeiro dia depois do primeiro dia de sangramento.
Confuso? Então vamos lá:

Se sua cadela começou a fase do sangramento dia 02/10, os melhores dias de acasalamento serão dias 12, 13 , 14/10. É quando a fêmea aceita a monta, sem maiores complicações.

O ideal é levar a fêmea à casa do macho, uma vez que fora do seu território ela estará menos agressiva , não precisando defender seu território. Em um cruzamento normal, a ejaculação se dá quando os animais ficam de traseira um para o outro.



O diagnóstico de gestação pode ser feito precocemente a partir de 20 dias após o acasalamento através da ultrassonografia ou 30 dias por meio da palpação abdominal


# Gestação e Parto

A gravidez dura cerca de 63 dias desde o dia da ovulação (57 a 63 dias após o coito).

As três primeiras semanas de gestação ocorrem sem contratempos: o peso varia minimamente e deve-se prestar atenção para ver se há perda de peso. Caso haja, procure o Médico Veterinário.

Durante a terceira semana, muitas cadelas perdem o apetite durante uma semana, que volta normalmente na quarta semana. Pode-se fazer uso de ração úmida para estimular o apetite durante esse período, mas não é obrigatório.

Na segunda parte da gestação, as necessidades energéticas e proteicas aumentam, por isso você pode aumentar em 20% a quantidade da ração que ela estava acostumada a comer.. Na fase final da gestação, aumentar em 40% e dar várias vezes por dia já que o útero prenhe ocupa muito espaço no abdome e o estômago da cadela não consegue expandir tanto quanto o normal.

Quando o parto estiver próximo, fica mais visível o aumento do volume da gestante, o desenvolvimento das mamas e seu andar fica diferente: mais lento e cuidadoso. A fêmea também fica mais sonolenta e preguiçosa.



Na última semana do parto deixe tudo preparado:reserve uma área segura, longe das áreas mais movimentadas da casa e sem correntes de ar. Arranje uma caixa onde a cadela possa parir e seja fácil de limpar. Coloque a caixa uma cerca de uma semana antes da data prevista para que a cadela vá se habituando a ela. Traga também uns lençóis velhos e laváveis e separe folhas de jornal.

Os primeiros sinais aparecem nas primeiras 48h antes do parto: o colostro desce e a fêmea procura um ninho. Ela fica inquieta, começa a cavar a caixa e juntar os panos. Mostram desconforto, não conseguem se ajeitar para deitar ou dormir, se lambem e olham insistentemente para a vulva. Começam as contrações. A fêmea pode uivar ou gemer, é normal. Há as silenciosas também.

Ela pode querer caminhar, e isso ajuda no parto. Só tome cuidado para que o filhote nasça no chão e ninguém veja. Evite que a fêmea busque parir em locais de difícil acesso, como debaixo de camas ou dentro de armários.

Após o começo das contrações pode levar até 4 horas até que o primeiro filhote nasça. Se até esse tempo nenhum filhote nascer, chame o Médico Veterinário.



  O intervalo entre um filhote e outro costuma ser de 15 minutos a uma hora. Mais tempo que isso, chame o Veterinário.

Quando o filhote sai, pode ser ou não com a bolsa amniótica. Normalmente a cadela rompe a bolsa e corta o cordão. Se ela não o fizer, esteja preparado e corte com fio dental e tesoura esterilizada. Depois limpe o local com cuidado com iodo e observe se a placenta saiu também. O número de placentas deve ser o mesmo de filhotes. Se alguma placenta ficou retida, leve a fêmea ao veterinário, para evitar infecção.


Fique tranquilo (ao menos demosntre tranquilidade ) e tente deixar a fêmea o mais confortável possível. Algumas não deixam seus "pais" participarem do preocesso, mas a maioria aceita e precisa de um carinho, um agrado. Uma observação: nunca puxe o filhote quando ele estiver saindo, a mãe e/ou o filhote podem se machucar. Deixe que a natureza siga seu curso e deixe à mão o telefone do Veterinário para possíveis dúvidas que forem surgindo.



Você pode ajudar a mãe a cuidar de seus filhotes limpando-os com uma toalha macia e limpa. Esfregue para que saia toda a secreção da bolsa e também para estimular a respiração. Se o filhote não respirar ou chorar, levante-o de cabeça para baixo, para que saiam as secreções nasais e bucais.

No intervalo entre os nascimentos, coloque o filhote para mamar o colostro: além de ser uma ótima "vacina" para ele, também ajuda nas contrações uterinas. Quando o próximo filhote estiver para nascer, coloque o anterior numa caixa com panos limpos e macios.Assim que  a mãe tiver todos os bebês, coloque-os juntos para que possam mamar.






Depois do parto, a cadela fica mais calma, sua respiração volta ao normal. As contrações param.
É o momento de você tentar limpar a cadela e o chão/caixa  com um pano úmido e água (nada de desinfetantes).
De imediato, água fresca Pode também oferecer  ração úmida (a mesma que ela estava comendo antes) diluída em um pouco de água morna.
Muito importante: manter água fresca e limpa sempre a vontade, para ajudar na produção de leite.

Observe se todos os filhotes estão mamando e se ela os está aceitando bem. Mamães de primeira viagem podem sentir-se  mais confusas durante o parto e pós parto e você precisará ter firmeza, paciência e dar muito carinho e amor nessa fase.

Nas próximas semanas , ela  pode continuar com a mesma quantidade de ração que estava comendo na última semana, pois o gasto com a amamentação será grande.






E parabéns! Você acaba de ser tornar vovó (ou vovô") :D







(fotos:dalmatasbr)


(saudeanimal, portaldocão, webanimal, cienciaanimal)

0 comentários:

Postar um comentário