Ectoparasitas - Pulgas

A pulga adulta tem forma estreitas e caminha por entre os pelos de seus hospedeiros (cães e gatos). A pulga do gato - Ctenocephalides felis - é a espécie de pulga mais comum em cães e gatos na maioria dos lugares do mundo.



As pulgas vivem permanentemente na pele e se alimentam do sangue de seus hospedeiros. Infestações severas causam anemia profunda e podem levar à morte, principalmente quando em filhotes.

Estes ectoparasitas vivem permanentemente na pele e se alimentam do sangue de seus hospedeiros. Cada alimentação da pulga dura em torno de 15 minutos, podendo uma pulga sugar 15 vezes seu peso em sangue.
Após se alimentar, a pulga acasala várias vezes e passa a pôr ovos - uma pulga adulta pode pôr 2000 ovos durante sua vida.

As formas adultas de Ctenocephalides sp representam apenas 5% do que potencialmente possa representar a população de pulgas num ambiente; 95% representam as formas invisíveis: ovos, larvas e pupas.
As pulgas jovens (larvas e pupas) são microscópicas e muito resistentes aos produtos de limpeza convencionais, podendo permanecer intactas por vários meses aguardando aumento de temperatura e umidade ideal para se tornarem adultas

Principais pulgas de interesse médico e veterinário no Brasil
Pulex irritans
Pulga do homem. Pode sugar outros hospedeiros. Pode servir de hospedeiro intermediário para Dipylidium caninum.
 
Xenopsylla cheopis
Pulga dos ratos domiciliares. Transmissora da Peste Bubônica. Hospedeiro intermediário de Hymenolepis diminuta e Trypanossoma lewisi.

Ctenocephalides canis
Pulga de cães e gatos no Brasil. Pode picar outras espécies. Hospedeiro intermediário de Dipylidium caninum e Dipetalonema reconditum

Ctenocephalides felis
Semelhante a C. canis, pica os mesmos hospedeiros, mas é mais comum nos climas quentes. Hospedeiro intermediário dos mesmos parasitas. (beco dos gatos)

 Doenças causadas ou transmitidas por pulgas:

DAPE:

A pulga causa um prurido intenso devido as suas picadas. Existem animais que desenvolvem uma dermatite pruriginosa e pápulo-crostosa na região lombossacra, dorsal, coxal, caudo medial, abdomem ventral, flanco e pescoço com áreas de rarefação pilosa. (DAPE - dermatite alérgica a picada de ectoparasitas). A DAPE é a doença dermatológica veterinária mais comum no mundo.


A DAPE é uma reação de hipersensibilidade aos componentes da saliva dos ectoparasitas, provocando prurido (coceira) intenso. A coceira é o sintoma primário, os proprietários vão observar o animal mordiscando a pele, rolando, se arrastando e coçando, lambendo-se em excesso.

O diagnóstico da DAPE é baseado na observação dos sintomas e na presença de pulgas. Muitos cães que são alérgicos à picadas de pulgas têm poucas pulgas em qualquer época devido sua excessiva atividade higiênica que as remove. O diagnóstico da DAPE pode ser confirmado através de teste intradérmico com antígenos de pulgas. ( Dermatology Online Journal) 

O tratamento da DAPE é feito medicamentos antipruriginosos, terapia com glicocorticóides, produtos tópicos adulticidas no animal (Frontline, Advantage) , produtos orais que atacam a forma larvar (Program) e controle ambiental do parasita.

ANEMIA

A pulga se alimenta de sangue, e se a infecção for crônica, ou o animal for um filhote ou um adulto imunossuprimido, pode apresentar um quadro anêmico. A anemia deixa o animal letárgico e sem apetite.

 VERMINOSE

Quando ingeridas pelos cães e gatos no ato de se lamberem ou mordiscarem (ou pelo homem acidentalmente), as pulgas levam para o intestino a forma infectante do Dipylidium caninum. Esse verme provoca emagrecimento, coceira na região anal, o animal arrasta essa região no chão (com o intuito de aliviar a coceira), diarréia, perda de pelo e até a morte se a verminose não for tratada.
O diagnóstico é feito atraves da observação dos sintomas, pelo exame de fezes ou pela observação (a olho nu) de proglotes grávidas em volta do anus (semelhantes a grãos de arroz).


DOENÇAS SANGUÍNEAS

Os gatos picados por pulgas podem ser vítimas de um parasita sanguíneo (Haemobartonella felis), causando a doença chamada Hemobartonelose. Os sintomas são perda de peso, fraqueza, depressão e  falta de apetite, devido a uma anemia que pode se tornar crônica. Se não tratados, mais de 30% dos gatos morrem.

  

                                              Mucosas pálidas em gato com Hemobartonelose

 Formas de controle:

Para um combate eficiente precisamos levar em conta o tipo de ciclo de vida da pulga. Como ela tem um estágio de amadurecimento no ambiente, é necessário tratarmos o ambiente e também o animal. As formas jovens da pulga são muito pequenas, portanto mesmo que não as vejamos dentro da nossa casa, é preciso tratar a casa também, justamente nos locais onde o animal passa mais tempo.

Atualmente já existe no mercado medicamentos que podemos usar uma vez ao mês. Alguns atingem somente as formas jovens da pulga (Program) outros somente a pulga adulta (Advantage, Frontline)

Advantage: Produto da Bayer, atua no sistema nervoso da pulga. É um líquido que se aplica na pele do animal. Mata pelo contato, já que não é absorvido pelo organismo do animal. É repelente e inseticida. É solúvel em água, portanto sai no banho.

Frontline: Semelhante ao Advantage, mas não é solúvel em água. Pode ser usado em filhotes com mais de 8 semanas, cães e gatos. Também só mata a forma adulta da pulga.

Program: É um anticoncepcional para pulgas, a base de lufenuron que ataca as pulgas no seu estágio jovem, impedindo o seu desenvolvimento e amadurecimento. O Lufenuron é um inibidor da quitina, substância formadora do corpo e ovos dos insetos. Não faz mal aos animais, porque não é absorvido pelo seu organismo e também porque mamíferos não utilizam quitina. Como não é um inseticida não expõe os animais e a família a um produto perigoso.

Toda vez que a pulga picar o animal, irá ingerir sangue com a droga e esta irá afetar os seus ovos, tornando-os estéreis. Como esses ovos não irão incubar, o ciclo de vida da pulga é quebrado, protegendo o animal e a casa de reinfestações.

Se a casa já tiver pulgas quando começar o tratamento com Program, as larvas e ovos, que foram postos pelas pulgas antes delas ingerirem o anticoncepcional, ainda irão vingar e gerar novas pulgas. Essas irão se desenvolver em adultas por 30 a 60 dias, dependendo das condições ambientais, portanto pode demorar algumas semanas para se sentir realmente o efeito do Program. Mas quando estas últimas morrerem, não haverá mais pulgas.

Em casos graves de infestação ou em animais alérgicos à pulgas, é melhor usá-lo em conjunto com outro produto que também mate a pulga adulta.

O uso combinado do Program com o Advantage ou Frontline, torna desnecessário o uso de inseticidas no ambiente, já que o Program previne o aparecimento de formas jovens de pulgas no ambiente, por ser um anticoncepcional para pulgas.

Quando se faz uso de aspirador de pó na limpeza, este necessita também de cuidados, já que irá aspirar ovos e formas jovens de pulgas, que poderão se desenvolver dentro dele e continuar a infestar o ambiente. Troque sempre ou lave bem o filtro do seu aspirador a cada uso.

Pisos de cacos ou tábuas devem ser calafetados e encerados, pois a cera tem efeito desalojante.
    
(beco dos gatos)
Cuidar bem de seu pet não é um hobby, é um dever que você começa a cumprir no momento que o adotou / comprou !

 (beco dos gatos)



0 comentários:

Postar um comentário