Dermatose em Felinos (II)

4) Carcinoma Nasal do Gato

Gatos mais velhos são mais suscetíveis a contrair o carcinoma felino, geralmente após 11 anos de idade.
Tumores podem aparecer em qualquer lugar do corpo, incluindo a língua, amígdalas, fossas nasais, ouvidos e esôfago. Os tratamentos e as taxas de sucesso variam dependendo da localização do tumor e de quanto a doença tem se espalhado antes de ser diagnosticada e tratada.

Se lesões ou tumores podem ser cirurgicamente removidos ou alcançados facilmente com radiação, a chance de o tratamento ser bem-sucedido é muito maior do que com aqueles que são internos.
Este tipo de câncer não é curável, mas os sintomas podem ser tratados para estender a vida e aumentar sua qualidade de forma significativa.

Sintomas variam dependendo da localização dos tumores, e podem incluir:
  1. Perda de cabelo de qualquer parte do corpo, mas mais provavelmente no peito, abdômen e face.
  2. Lesões ou feridas que são lentas para sarar.
  3. Pedaços duros da pele que podem se tornar úlceras.
  4. Perda de apetite e de peso.
  5. Letargia e perda de interesse em brincar, pular, ser mimado ou outra atividade que o gato costumava gostar.
  6. Corrimento nasal crônico.
  7. Vomito ou diarréia.
  8. Inchaço anormal
  9. Sangramentos nos ouvidos, nariz ou boca





Carcinoma felino é incurável, mas há alguns métodos de tratamento que aumentarão a qualidade de vida do gato até quando o câncer se tornar muito invasivo. A doença pode se espalhar facilmente para outras áreas, incluindo pulmões, esôfago e outros órgãos.
O diagnóstico é feito com a biópsia.

Tratamento: Cirurgia, quimioterapia, analgésicos para dor. Se houver diminuição do apetite, esteja atento para que a ração seja trocada gradativamente. Leve em conta que aumento de calorias pode ser bom para o gatinho nessta fase.


Dicas rápidas:Se seu gato está sofrendo de algum tipo de câncer, você precisará monitorar a comida e a água consumida, como também a produção de fezes e urina. Relate qualquer mudança drástica para seu veterinário imediatamente.
(comofazertudo)

5) Atopia:

A Dermatite Atópica, junto com a DAPE, é um dos quadros cutâneos pruriginosos mais frequentes em cães e gatos, com sintomatologia exclusivamente cutânea que se desenvolve a partir do contato do paciente com alérgicos ambientais. Os animais tornam-se sensibilizaods a antígenos ambientais (ácaros, fungos, pólen de vegetais, poeira doméstica..). Esses cães absorvem pela via cutanea, inalam alérgenos (substancias que podem provocar uma reação alérgica), o que leva a uma hiperprodução de imunoglobulina E (anticorpo que em pacientes alérgicos encontra-se em altos níveis.


Ocorre por volta dos 6 aos 12 meses de idade , inicialmente na região facial (cefálica), abdominal e das extremidades dos membros, se espalhando por todo o corpo.


É uma doença crônica e genética, caracterizadas pelos seguintes sintomas:

*oleosidade cutânea (seborreia)
* descamação
* alopecia (perda de pelos)
* prurido (coceira intensa)
* corrimento naso ocular
*conjuntivite serosa, hiperemia conjuntival, epífora
* prurido periocular, descoloração ferruginosa dos pelos




Com o tempo, a pele se torna espessa, escura e com odor desagradável e vem acompanhado por uma excessiva produção de cerume em orelhas (meatos acústicos), prurido ótico e piodermite secundária.


Dignóstico pela observação das alterações cutâneas e pela biópsia.

O tratamento consiste na retirada do fator alérgico, o que na maioria das vezes não se consegue, por isso dizemos que a doença não tem cura, mas é tratável.

Para alivio dos sintomas indicamos anti histamínicos, shampoos emolientes, ácidos graxos, cremes.
O prognóstico é reservado, visto que é muito difícil reconhecer/retirar a causa da atopia (o alérgeno).


6) Dermatite Alérgica de Contato

É de caráter agudo e se dá através do contato da pele com substancias que desencadeiam reação alérgica. É um tipo de reação retardada devido a um contato íntimo e permanente, pois o contato deve ter pelo menos 6 meses.
Exemplos: cães que têm exposição direta com algumas substâncias, como alvejantes, produtos de limpeza, shampoos, ceras, coleiras antipulgas, etc


As lesões ocorrem em áreas de baixa densidade pilosa (inguinal, axilar, abdominal, no focinho e extremidades das orelhas, região cervical superior).


Sinais Clínicos: Hiperemia generalizada (40 a 41 graus de febre) ou localizada (aonde o animal tem contato com o produto.
São pápulas (pequenas bolhas) que evoluem para crostas devido ao prurido (coceira) que pode ser intenso. Ocorre mordiscamento da área e pode ocorrer automutilação.


O diagnóstico se dá pela observação das lesões, pela anamnese (o que o proprietário conta ao veterinário) e pelos sintomas clínicos.

O tratamento consiste principalmente em retirar a cusa da reação alérgica. Faz-se uso também de medicamentos orais e tópicos (shampoos e cremes)

Dicas:

A melhor forma de prevenir a maioria dos problemas de pele se dá através de escovação diária do pêlo, e de banhos cuja freqüência ideal (semanal, quinzenal ou mensal) depende do tipo de pelagem, das condições climáticas e do manejo nas quais o animal é criado. Os gatos, extremamente asseados, dispensam os banhos frequentes, exceto quando apresentam dermatites, a exemplo da sarna, da micose e das piodermites.


7) Sarna Notoédrica:

Clique aqui para saber sobre essa dermatite parasitológica



Próximo post: Cuidados com cadelas prenhas e com o parto/pós parto.



(webanimal, dermatopet, saúdeanimal)

0 comentários:

Postar um comentário