Cuidados Gerais - ouvidos, olhos, unhas

Ouvidos:

Ouvidos são muito sensíveis, requerem redobrada atenção e a higiene depende de alguns fatores como:

* raça: cães de orelhas caídas tendem a apresentar mais problemas decorrentes de uma má limpeza, pois devido à sua forma, cria-se um micro ambiente onde há pouca luz e muita umidade e calor. Esse ambiente é benéfico para crescimento de algumas bactérias e/ou fungos causadores de otite.



* pelos: atuam como proteção contra a umidade e, na minha opinião, deve-se retirar somente o excesso. Muitos tosadores têm o hábito de fazer a retirada total para dar um aspecto "mais limpo", o que não é recomendado. Então, quando levar seu cão ao petshop para o banho ou tosa, avise ao profissional sobre seu desejo de manter os pelos do conduto.

* cera: a produção varia de animal para animal, e as vezes de um conduto para outro num mesmo animal. Observe sempre se houve aumento da produção de cerumem, e, se houver, contate o médico veterinário.

Como limpar:

Existem no mercado muitos produtos para higiene dos ouvidos, mas pergunte ao médico veterinário sobre qual usar, pois só ele conhece seu cão. Como foi dito acima, cada animal tem suas características e devemos respeitá-las.
Para limpeza em casa, use um chumaço de algodão enrolado ou discos de algodão (como na foto) no dedo e umedeça-o com óleo mineral. Massageie delicadamente a área externa do ouvido. Deve ser feita uma vez por semana.



Observações:

* NÃO esfregue ou limpe excessivamente: isso tira a proteção natural do ouvido.

* NUNCA use cotonetes ou objetos ponteagudos para fazer a higienização no seu pet. Se estes objetos forem introduzidos no conduto provocarão a compactação do cerumem no fundo do ouvido, aumentando a pressão sobre a membrana timpânica e interrompendo a imigração epitelial.

* Se você notar aumento da produção de cerumem, vermelhidão na área, descamação, coceira frequente ou qualquer outra alteração, procure o médico veterinário. Esses podem ser sinais da tão temida otite, mas que se tratados a tempo não evoluem a tanto.



Olhos:

Sempre que você perceber acúmulo de secreção nos olhos de seu pet, é necessário fazer uma leve limpeza. Use um chumaço de algodão embebido em soro fisiológico e limpe suavemente a área.
A secreção "normal" é clara e não tem odor. Se a secreção estiver amarela ou esverdeada, procure o médico veterinário.


Observações:

* Algumas raças são mais predispostas que outras apresentar mais secreção, mas todas estão sujeitas aos efeitos de uma má higienização.

* NUNCA use colírios que não foram prescritos pelo veterinário.

Unhas:

Não é fácil cortar as unhas de cães e gatos sem a preocupação quanto ao sangramento. A unha dos animais é diferente da nossa. Dentro dela existe um tecido vivo com nervos e sangue que é chamado de sabugo ou leito. Em cães com as unhas claras, é possível enxergar onde termina o sabugo. Já em cães com as unhas pretas é muito difícil delimitar o local correto do corte.


                                                                                                                    (foto: ilovemyscottie)

A cada consulta, peça ao veterinário para aparar as unhas de seu pet. É mais seguro !


Cuide bem de seu companheiro, ele merece!





0 comentários:

Postar um comentário