A chegada do Filhote - Alimentação


A chegada de um novo pet em casa é sempre uma alegria, tudo é novidade e alegria! Como não amar aquela bolinha felpuda e macia, com a boquinha ainda cheirando a leite?
Porém, depois dos momentos de diversão, começam as dúvidas de como melhor cuidar do novo serzinho. Vamos às principais?
    1)  Alimentação:
O ideal é sempre a ração. É um alimento balanceado feito especialmente para a idade e até (dependendo da marca) e raça do cão/gato. A ração de filhote tem mais nutrientes, mais proteínas, mais gordura para eles se desenvolverem bem, com saúde.




Que ração oferecer?

Hoje em dia existe em mercados e petshops uma enorme variedade de rações para filhotes que pode nos confundir. São rações superpremium, premium, standart... Ufa!
Você notará que o preço entre elas varia bastante e vamos mostrar o porquê:
SUPERPREMIUM   -   é a mais cara. Feita com proteína animal de alta qualidade: isso significa maior digestibilidade e  menor volume fecal: o animal fica satisfeito com uma porção menor 

 Exemplos: Eukanuba (IAMS),  Linha Size Royal Canin (Royal Canin), Hills Science Diet (Hills), Pedigree Advanced (Effem), Proplan (Purina) , etc

PREMIUM  -  o preço é mediano, intermediário. A ração tem maior quantidade de proteína vegetal, e com isso seu custo diminui. A digestibilidade da proteína vegetal é menor, e o volume das fezes aumenta.

Exemplos: Royal Canin Club Croc (Royal Canin), Friskies (Nestlé), Golden Formula (Premier Pet),  Premium Dog (Royal Canin), Pedigree (Effem), etc

STANDART – mais barata pois a proteína é de baixa qualidade. Tem corantes, conservantes e palatabilizantes em excesso (para dar aroma e gosto de carne). O animal come uma quantidade maior para se sentir satisfeito e o cheiro das fezes é fétido.

Exemplos: Bonzo (Purina), Delidog semi úmida (Purina), Pedigree Champ (Effem),  Frolic (Effem), Nero (Total), Royal Canin Selection (Royal Canin), etc


Lembre-se que a escolha da melhor ração para seu animal deve ser feita pelo médico veterinário, para que ele verifique as condições do animal e garanta que ele vá consumir os nutrientes que precisa.
Em geral, o cão é considerado filhote até 1 ano de idade (com exceção dos de maior porte, que são considerados filhotes até um ano e meio). Se seu pet veio de um canil onde comia determinada ração e seu veterinário acha melhor trocar, certifique-se que essa alteração será gradativa. Vá misturando a nova ração aos poucos, para que o sistema digestivo não se ressinta. Mudanças drásticas de ração podem causar diarréia severa e, em se tratando de um filhote, pode levar até a desidratação.

       Qual a quantidade devo dar e quantas vezes ao dia?
No verso dos pacotes de ração existe uma tabela que orienta o dono levando em conta a idade e o peso do seu bichinho. Essa quantidade é a TOTAL! Você deve dividi-la em 5 porções ao dia. Conforme ele for crescendo, vá diminuindo até o mínimo de duas refeições diárias. Ofereça água fresca e sempre à vontade.

Se o animal não comer sua cota no horário estabelecido, retire o pratinho e ofereça novamente no próximo horário. Agindo assim, seu pet terá uma rotina alimentar que te ajudará a detectar a falta de apetite (que é sintoma de muitas doenças).

           Posso oferecer outro tipo de alimento ao meu pet?
Nunca ofereça restos de comida, nem mesmo um pedacinho quando você estiver à mesa. Além de acostumá-lo mal, ele rejeitará a ração, que tem sabor menos agradável que um pedacinho de bife, por exemplo J

                                                                                              (foto: maedecachorro.com.br)


Não ofereça leite se ele tiver mais de 30 dias, pois nessa idade, seu pet já não possui a enzima necessária (lactase) para a digestão da proteína do leite (lactose).  Dar leite depois de 30 dias de idade pode acarretar diarreia e vômitos.
Se o filhote tem menos e 30 dias, use leite em pó especial para cães/gatos (Pet Milk e outros).


Ou então use uma receita caseira:
200 ml de leite em pó integral (Ninho, Glória, etc.)
1 gema de ovo
1 pitada de sal
1 colher das de chá de óleo vegetal
1 colher das de chá de mel ou dextrosol
10 gotas de Kalyamon B12 ou Ostelin B12
* acrescentar 2 colheres das de sopa de água (no caso de cães)
- Guardar a 4oC ou congelar.

-Aquecer a 37 graus na hora de utilizar.
Já existem no comércio mamadeiras especiais para facilitar as mamadas.


 Muito importante!!!!!

 Existem alimentos que são tóxicos para cães e gatos e não devem ser oferecidos de maneira alguma.
São eles:

Café: A cafeína presente no café acelera o coração, podendo causar taquicardia e até mesmo ataques cardíacos, quanto menor for o cachorro, maiores os riscos.
 Chocolate - O chocolate assim como todos os derivados do cacau e de outras plantas do gênero Teobroma, como o cupuaçu, contém uma proteína chamada teobromina. Esta proteína é prejudicial aos cães e causa vômitos se for ingerida em quantidade. Um cão de médio porte, com 22kg vomitará se ingerir 85gr de chocolate amargo ou 200g de chocolate ao leite. Em cães menores a quantidade necessária é menor.
 Noz-Macadâmia - Ainda não se sabe porque estas nozes causam tremores e paralisia temporária nas patas traseiras dos cachorros.
 Alho - Nunca dê alimentos temperados com alho para o seu cachorro. Apesar de saudável para os seres humanos o alho destrói as células vermelhas do sangue dos cães e pode causar anemia e, em casos mais graves, falência renal por perda de hemoglobina.
 Cebola - De maneira semelhante ao alho, a cebola, embora seja boa para humanos, é prejudicial às células sanguíneas dos cães. A diferença é que a cebola causa danos cumulativos à hemoglobina, ou seja, toda  cebola que o seu cachorro ingerir na vida vai causar pequenos danos irreversíveis que vão se acumulando com o tempo até o dia em que os sintomas aparecem.
Uvas e passas - Ainda não se sabe a razão mas uvas e passas podem causar falência renal em cães
Bebidas alcoólicas - De maneira semelhante ao que acontece com as pessoas, o álcool diminui as funções cerebrais. Mas, diferentemente das pessoas, os cães são mais sensíveis a ele, e como são menores, pequenas quantidades de álcool podem levá-los ao estado de coma.

Além destes alimentos, novas substâncias prejudiciais aos cães continuam sendo descobertas. O “Animal Poison Control Center” - APCC (Centro de controle de envenenamento de animais) chama a atenção para uma substância chamada xylitol, um substituto do açúcar que contém menos calorias e que está presente alguns em bolos, biscoitos e doces. Durante o ano de 2006 o APCC recebeu mais de 200 casos de envenenamento canino com xylitol.
(fonte:  Revista National Geographic Brasil )


Mais tarde farei um post detalhando alimentos, produtos químicos e plantas que são tóxicos para cães e gatos.

Obrigada e até a próxima!




0 comentários:

Postar um comentário